Halma significa “Salto” em grego. É o único jogo clássico internacionalmente conhecido, do século XIX, originado nos Estados Unidos. Foi criado pelo médico cirurgião, cardiologista e professor Dr. George Howard Monks entre 1883 e 1884 baseado num jogo britânico chamado “Hoppity”. Deu origem, na sua versão para até 6 pessoas, ao jogo conhecido como “Dama Chinesa” que foi lançado inicialmente como “star halma” (halma estrela) mas teve o seu nome mudado, por uma estratégia de marketing, para torná-lo mais exótico. Halma é um jogo de conquista de território onde, vence, quem formar estratégias de forma a encurtar distâncias em cada movimento. A atenção é fundamental para não entregar atalhos aos adversários e exige uma visão espacial do conjunto para definir os seus movimentos.
Criado na Inglaterra por volta de 1880, este jogo difundiu-se rapidamente por toda a Europa, onde alcançou grande popularidade. Com regras simples, pode ser jogado por 2 pessoas, 4 (duplas) ou até mesmo uma pessoa (estilo "paciência").
O objetivo do jogo (2 ou 4) é transferir todas as peças do jogador para a posição oposta à posição inicial, do outro lado do tabuleiro.
Imagem meramente ilustrativa. Cores e decorações podem variar.
Como jogar:
1- Halma é um jogo para 2 a 4 jogadores jogado em um tabuleiro quadrado com 256 casas (16x16). Para uma partida com 2 jogadores são usadas 19npeças para cada um e para 4 jogadores são usadas 13 peças para cada um.
2- Cada jogador tem o objetivo conquistar o território do adversário, movendo as suas peças pelo tabuleiro e ocupando todas as casas vagas dentro da área demarcada que é a área ocupada pelas peças no inicio do partida.
3- Os jogadores cada um na sua vez devem movimentar 1 das suas peças uma única vez, para qualquer uma das casas ao lado ou pular sobre a peça de qualquer jogador, na horizontal, na vertical. Cada salto deve ocorrer por sobre uma peça vizinha, sua própria ou de qualquer um dos jogadores, para uma casa livre.
4- Saltos múltiplos são permitidos sendo que mudanças de direção, neste casos também são permitidos. as peças nunca são retiradas do tabuleiro. Portanto não há captura no Halma.
5- No entanto uma vez posicionado dentro do território do adversário uma peça não pode mais deixar este território, podendo se movimentar apenas dentro da área demarcada.
6- Vence a a partida o primeiro que conquistar o território do adversário.
Idade recomendada: A partir de 8+anos
Composição: Madeira.
Contém: 1 tabuleiro em MDF 76 peças em madeira sendo 19 amarelas, 19 vermelhas, 19 azuis e 19 verdes folheto com regras e instruções para jogar.
Número de Jogadores: 2 a 4 jogadores
Tempo médio de jogo: 30 minutos
Medida da embalagem(LxAxC): 3 cm x 26 cm x 21 cm
Idade:#8A1 x de R$136,90 sem juros | Total R$136,90 | |
2 x de R$68,45 sem juros | Total R$136,90 | |
3 x de R$45,63 sem juros | Total R$136,90 | |
4 x de R$37,94 | Total R$151,77 | |
5 x de R$30,75 | Total R$153,75 | |
6 x de R$25,93 | Total R$155,59 |