Originário do Tibet, o termo "Ming Mang" se traduz como "muitos olhos", também é utilizado como um termo genérico para a palavra "jogo" no Tibet. Era, sobretudo, jogado por aristocratas e algumas comunidades de monges. Era popular entre os monges tibetanos antes de serem expulsos pela invasão chinesa em 1959, quando se refugiaram em outros lugares ao redor do mundo divulgado e disseminado o jogo para outras culturas e paises. O princípio é semelhante ao GO, já que o objetivo é capturar as peças do adversário, e dominar a maior área possível.
Cada jogador posiciona as suas peças ao longo de duas bordas perpendiculares do tabuleiro. Os movimentos são como a da torre do xadrez. A forma de captura é muito semelhante ao do Reversi, ou Othello. Uma peça ou grupo de peças que estejam alinhados é capturado, se for aprisionado entre duas peças inimigas, na horizontal ou na vertical, como no Reversi, embora aqui não se considere a diagonal. Quando capturados, as peças alteraram a sua propriedade e cor passando a pertencer ao adversário. É bem provável que Ming Mang tenha sido a inspiração para Reversi.
Imagem meramente ilustrativa. Cores e decorações podem variar.
Como Jogar:
1- São 14 peças de cores diferentes em lados opostos. Cada jogador escolhe a cor de um dos lados. As peças devemestar nas bordas do tabuleiro, como na imagem.
2- Na sua vez, o jogador movimenta apenas 1 peça para qualquer direção horizontal ou vertical, mas nunca na diagonal. O movimento é feito para uma ou mais casas na direção escolhida, tal qual a torre do xadrez. Uma peça não pode saltar outra peça em seu movimento.
3- A captura é realizada cercando-se uma ou mais peças adversárias. Na captura, as peças não são retiradas: o jogador vira todas elas para sua cor correspondente, passando a controlá-las em seu próximo turno. Uma peça pode se mover entre duas oponentes sem ser capturada, até que as peças refaçam novas posições.
4- Não é possível realizar movimentos que façam com que o jogo retorne a uma situação anterior. Também não é possível capturar as peças do canto do tabuleiro.
5- Se ambos os jogadores passarem a vez, o jogo termina. Vence quem tiver conquistado mais de 50% do tabuleiro, contando peças de sua cor e casas que cercou. Casas soltas não contam pontos. Também pode vencer quem capturou ou bloqueou todas as peças do adversário.
Idade recomendada: A partir de 8+anos
Composição: Madeira.
Contém: 1 tabuleiro em MDF 14 pastilhas de madeira de cor clara 14 pastilhas de madeira de cor escura Folheto com a história do jogo, regras e instruções para jogar.
Número de Jogadores: 2 jogadores
Tempo médio de jogo: 20 minutos
Medida da embalagem(LxAxC): 3 cm x 26 cm x 21 cm
Idade:#8A1 x de R$116,90 sem juros | Total R$116,90 | |
2 x de R$58,45 sem juros | Total R$116,90 | |
3 x de R$38,97 sem juros | Total R$116,90 | |
4 x de R$32,40 | Total R$129,60 | |
5 x de R$26,26 | Total R$131,29 | |
6 x de R$22,14 | Total R$132,86 |